terça-feira, 19 de junho de 2012

Boletim Eletrônico 04 - Comissão de Comunicação - CLG/UFTM

Agenda
VIGÍLIA DE GREVE
19/6 (terça) - 17h
Escadaria do CE

ASSEMBLEIA GERAL DOCENTE
20/6 (quarta) - 13h30
ICTE - Univercidade (sala D3)

CINE POPULAR
21/7 (quinta) - 18h
Urbano Salomão
Docentes da UFTM entregarão pauta local à reitoria na próxima segunda-feira
Após amplos debates em GT's, Assembléias Gerais, reuniões em Institutos e Departamentos, os docentes da UFTM entregarão na próxima segunda-feira, a Pauta Local de reivindicações.  Entre as propostas, está a elaboração coletiva e de forma democrática de um Plano Diretor que represente de fato os anseios da comunidade acadêmica acerca de que UFTM queremos.  Após a entrega que ocorrerá em reunião com o reitor, na sala do CONSU, disponibilizaremos o texto completo no BLOG DA GREVE.

Próxima Assembleia Geral dos Docentes será no ICTE
A próxima Assembléia Geral dos Docentes ocorrerá na sala D3, no ICTE (Univerdecidade).  Será a oportunidade de avançarmos na discussão do movimento grevista nacional e local naquele importante Instituto da UFTM, quando os docentes e demais segmentos universitários poderão tirar dúvidas, levantarem sugestões e, sobretudo, integrarem-se ao movimento.  Participem!

O ponto de encontro para quem precisar de carona para a Assembléia será o saguão térreo do C.E., a partir das 12:30h.

Edital para monitorias deixa comunidade docente e discente indignadas
Docentes e discentes da UFTM ficaram indignados com a pressão exercida pela Pró-Reitoria de Ensino com a publicação de edital para monitorias no momento em que mais de 80% dos docentes estão com atividades didáticas suspensas.  O Comando Local de Greve - CLG enviou memorando ao pró-reitor de ensino solicitando a suspensão do edital.

Movimento grevista ganha o país: agora UFMG, IFPR, UFG, UFC, UNILAB, UFMS e UFSCar (campi Sorocaba e Araras) aderem à greve
Mais da metade da base ligada ao PROIFES aderiu ao movimento nacional grevista.  UFMG, que é independente do ANDES e do PROIFES, também começará greve a partir do dia 19 de junho.  Já são 57 instituições federais em greve em todo o país.

Leia notícias em cada link:

Inquérito do MPF vai apurar repasse do governo ao presidente do PROIFES
Em atendimento a um recurso do Andes-SN contra uma decisão anterior de arquivamento do caso, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades em repasse de verbas do governo federal para o presidente do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), professor Gil Vicente Reis Figueiredo.  Gil Vicente recebeu R$ 24.794,55, de acordo com dados disponíveis no Portal da Transparência do governo federal. O Andes-SN encaminhou pedidos de esclarecimentos ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e ao reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho. Como não obteve respostas, encaminhou as denúncias ao MPF.

REUNI e falta de diálogo com o governo são os principais motivos da greve nas universidades federais
No domingo 17, a greve das universidades federais completará um mês. Iniciada com a adesão de 33 instituições, hoje, o movimento já conta com o apoio de 55 universidades e institutos e incomoda o governo.

As reivindicações do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) são antigas e giram em torno de uma reestruturação do plano de carreira dos docentes e melhores condições de trabalho. Ignorada por quase dois anos, a Andes culpa o governo pelas complicações nos calendários de aula das universidades federais. “Estamos buscando uma conversa sobre a reestruturação de carreira desde agosto de 2010 e até agora não temos nada de concreto do governo”, relata a presidente da Andes, Marina Barbosa.

Greve completa 1 mês sem avanço nas negociações
No último dia 12, diretores do ANDES-SN e membros do CNG se reuniram com representantes do governo e de demais setores da educação para a primeira reunião sobre a carreira docente desde a deflagração da greve.  A dificuldade em avançar, segundo Marina Barbosa, presidente do ANDES-SN, está na ausência de flexibilidade do governo em negociar efetivamente com a categoria.  “Não há acordo, porque até o momento não há proposta. Só é possível discutir o futuro do movimento, a partir do momento em que o governo apresentar uma proposta concreta para ser avaliada”, disse.
Andes e Comando Nacional de Greve publicam comunicado especial com balanço da primeira reunião com o governo
Nosso desafio nesse momento é ampliar a luta e manter o foco do movimento centrado na nossa pauta de reivindicações e suas implicações quanto à natureza da atividade acadêmica, a defesa da autonomia universitária e do padrão unitário de qualidade, bem como, da estabilidade jurídica dos conceitos e estrutura salarial da carreira docente. Isto implica prevenir-se de armadilhas como as que foram utilizadas em outros momentos em que ocorreu o afunilamento das negociações e que podem ser reeditadas.

Comando Nacional de Greve publica seus comunicados números:
- 11, 12 e 13

ANDES e Comando Nacional de Greve publicam boletim sobre a greve

Charge

Contacheque

Comissão de Comunicação
Comando Local de Greve - UFTM
Uberaba, 17 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário