segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nota Oficial do Comando Nacional de Greve - CNG/ANDES-SN

Brasília, 17 de maio de 2012, 17H

Hoje, docentes de Instituições Federais de Ensino iniciaram greve por tempo indeterminado, reivindicando tanto a reestruturação da carreira docente, prevista no Acordo 04/2011, descumprido pelo governo federal, com valorização do piso e incorporação das gratificações, quanto à melhoria das condições de trabalho docente.

As informações oficiais recebidas pelo CNG até as 17h indicam que pelo menos 33 Instituições Federais de Ensino, de todas as regiões do país, entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta data. São muitos os relatos de assembleias e atos públicos considerados históricos pelo número de participantes, qualidade dos debates e entusiasmo. A greve se mostra forte desde o início e o conjunto de informações indicam que o movimento se ampliará ainda mais nos próximos dias.

Notificações oficiais aos Ministérios da Educação e do Planejamento, bem como a comunicação a sociedade, já ocorreram e o Comando Nacional de Greve (CNG) acaba de ser instalado.

O movimento demonstra de forma contundente e inequívoca a indignação que tomou conta da categoria depois tantas tentativas de negociação com o governo sem resultados concretos. A precarização das condições de trabalho nas instituições federais de ensino vem se agravando dia a dia com falta de professores, de salas de aula, de laboratórios e até mesmo materiais básicos para funcionamento.

A defesa do ensino público, gratuito e de qualidade é parte integrante de toda história do movimento docente e um clamor da sociedade brasileira que luta para ver atendidas suas necessidade de educação, saúde, segurança, transporte entre outros direitos socais. Obter adequadas condições de trabalho e valorização da carreira dos professores é parte dessa luta.

Conclamamos todos os docentes a integrarem esta jornada. Solicitamos apoio de toda a sociedade e, em particular, das demais categorias da comunidade universitária.

Exigimos do governo negociação efetiva em torno da pauta já protocolada.

Fonte: ANDES-SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário