terça-feira, 17 de julho de 2012

Docentes da UFTM rejeitam proposta e fazem marcha a Brasília

Grevistas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro participam de marcha a Brasília. Em greve há dois meses, professores, estudantes e técnico-administrativos embarcam hoje para a capital brasileira, onde vão participar de uma marcha reivindicando reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Cerca de 90 grevistas de Uberaba devem participar do evento.
 
Segundo representante do comando de greve dos docentes, Bruno Curcino, dois ônibus sairão de Uberaba, na noite de hoje, rumo a Brasília, com grevistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e também da UFTM. “Será uma grande marcha entre os servidores federais, 31 categorias deverão participar do movimento. Quanto aos professores, cerca de 600 profissionais devem participar”, explica Bruno, ressaltando que na tarde de ontem teve uma reunião entre representantes do comando de greve dos docentes e também de técnico-administrativos para discutirem alguns detalhes da manifestação marcada para esta quarta-feira.
 
Além de participar da marcha, alguns grevistas vão acampar na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Ministério do Planejamento, onde estão acontecendo as negociações. O acampamento será do dia 18 ao dia 20 de julho. O objetivo desta mobilização é chamar a atenção do Governo Federal, que apresentou uma proposta na semana passada, que os grevistas reprovaram. E, além disso, nenhum beneficio foi oferecido aos técnico-administrativos, que estão indignados com a situação.
 
“No fim de semana estivemos reunidos para discutir a proposta do governo, foram cerca de 11 horas de reunião e decidimos reprovar, depois de uma análise técnica. Dizem que ofereceram aumento de 45% no salário dos professores, mas é escalonado em três anos. E ainda, com a proposta do governo, o professor iria demorar 22 anos de trabalho para atingir o topo da carreira. E através de projeções da inflação, foi possível contabilizar que apenas 10% da categoria será beneficiada. Na verdade, esta proposta foi um show de pirotecnia do governo”, explica Bruno, ressaltando que está encaminhando um documento para os comandos de greve, sobre análise dessa proposta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário