sexta-feira, 25 de maio de 2012

Greve na UFTM tem atividades de cidadania

Professores em greve da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizaram manifestação na praça Rui Barbosa na tarde desta quinta-feira. No local, além dos docentes, alunos de vários cursos desenvolviam atividades como desdobramento das propostas a serem feitas durante a paralisação.

Professor do curso de Letras e integrante da Comissão de Mobilização, Bruno Curcino, explica que esta manifestação é uma forma de inovar na maneira de fazer a greve. "Geralmente, durante a paralisação das atividades, as pessoas ficam em casa e a universidade permanece fechada, e nós, que defendemos a instituição conectada com a sociedade, vamos fazer enquanto a greve durar outras atividades de cidadania como essa, a Universidade na Praça".

Quem passava pela praça Rui Barbosa tinha a oportunidade de ver banners e trabalhos de alunos dos vários cursos oferecidos pela UFTM que realizavam atividades multidisciplinares, como os estudantes de Nutrição, que estavam atendendo à população com orientações sobre alimentação, peso, entre outros. Segundo Bruno, este é um serviço que os docentes e estudantes estão prestando aos uberabenses dentro do movimento de greve.

A greve teve início no dia 17 de maio e hoje, dos 480 professores da UFTM, cerca de 250 estão em greve em Uberaba, o que deixa entre 2.000 e 2.500 alunos sem aulas.

Entre as principais reivindicações dos docentes está o cumprimento do acordo assinado com o governo no ano passado, que deveria ter sido colocado em prática no fim de abril. Entre outras questões, o acordo levava à incorporação das gratificações do professores, luta antiga da categoria, mais reajuste de 4% do salário e o estabelecimento de data-base.

A paralisação já atinge mais de 40 universidades federais e dois institutos federais em 19 Estados, segundo a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). A greve é por tempo indeterminado.

Fonte: Jornal da Manhã (25/5/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário